quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PRÓXIMA JORNADA: FMH X AAFDL

Dia 03/11/2015          21h30  Pavilhão LORD



A equipa da AAFDL desloca-se na terça feira a casa de um adversário direto, a FMH.
Após uma derrota contra o ISEL não há outro resultado possivel que não a vitória, sob pena da equipa perder o comboio para os lugares da frente.

Diga-se que pela primeira vez na temporada, o treinador Márcio da Quadrada terá todos os seus jogadores à disposição.

Ambição e crença na vitória! Vamos AAFDL!

AAFDL 2-5 ISEL

Desinspiração na hora de finalizar


Num embate entre duas equipas fortes, não correu bem o jogo para a equipa da AAFDL, num jogo em que a equipa de Marcio da Quadrada demonstrou muita desinspiração na hora da finalização e algumas desconcentrações infantis, que ditaram a derrota final.

Entrou muito bem na partida o ISEL, com um futsal dinâminco e criativo, procurando desde cedo criar perigo junto da baliza de Vasco Simões. A equipa da AAFDL defendia-se bem e controlava o resultado. 

É num lance caricato que o ISEL vai inaugurar o marcador. Um jogador da equipa da AAFDL fica a apertar a bota e os restantes jogadores ficam à espera que a situação se componha, aproveitando o ISEL esta enorme passividade e infantilidade para recuperar a bola e inaugurar o marcador.

Tentou reagir a equipa da AAFDL, e chegaria ao empate já no último terço da primeira parte. Grande jogada de Futsal entre Renato Prudêncio e Zé Nazaret que depois colocou em Romeu Lopes que finalizou de primeira empatando o encontro. 

A equipa da AAFDL motivou-se com o golo e criou diversas oportunidades nesta fase do jogo, tendo pecado na finalização, daí o empate verificar-se ao intervalo.

Na segunda parte o equilibrio continuou a ser a nota dominante, com a AAFDL a criar algumas oportunidades de golo para se colocar à frente do resultado, mas não era o dia da equipa de Márcio da Quadrada.

Acabou por ser feliz o ISEL, que acabou por chegar ao 2-1 num lance que parecia inofensivo, tendo sido um elemento da equipa da AAFDL a fazer um auto golo num lance de grande infelicidade.

A partir daqui o jogo partiu-se e para quem acompanha Futsal o resultado final não choca, uma vez que a equipa da AAFDL apostava no 5 para 4. Primeiro foi o ISEL a recuperar uma bola e a atirar para a baliza deserta fazendo o 3-1. Posteriormente, Renato Prudêncio reduziu para 3-2 na conversão exemplar de uma grande penalidade. Quando se pensava que a AAFDL poderia recuperar da desvantagem foi o ISEL a fazer um golo na saída de bola, em mais um auto golo infeliz de um jogador da AAFDL. O 5-2 surgiu no último lance do jogo, em mais uma recuperação e golo para uma baliza deserta.

Jogo desinspirado da equipa da AAFDL, que perdeu perante uma boa equipa do ISEL.
A equipa da casa sentiu bastante a falta de um dos seus melhores jogadores, Duarte Vaz, que falhou este jogo por castigo.

Continua tudo em aberto neste campeonato que está muito equilibrado. A equipa da AAFDL mantém-se confiante em conseguir os seus objectivos, mas não esconde a importância de vencer já o próximo jogo, em casa de um adversário directo, a FMH.

ACREDITAR ATÉ AO FIM!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PRÓXIMA JORNADA

AAFDL X ISEL

Dia 27/10/2015 , 22horas. Pavilhão Estádio Universitário.

Será mais um jogo entre duas das melhores equipas deste campeonato. A equipa da AAFDL só pensa nos 3 pontos, uma vez que este jogo além de ser com um candidato direto, antecede uma deslocação muito complicada.

Márcio da Quadrada em antevisão referiu " Eles são uma equipa muito perigosa e completa, pressionam muito bem, e têem um bom treinador, estaremos preparados para para anular os pontos fortes deles e explorar os pontos menos fortes. É o primeiro de dois jogos fundamentais para nós."

Há boas e más noticias na equipa da AAFDL para este jogo. Duarte Vaz falhará o jogo por cumprir um jogo de castigo devido à expulsão no jogo contra o Iscal; por outro lado, tudo indica que o jogo de terça feira marcará o regresso de Nuno Pássaro "Eskilo", que está a recuperar de lesão.

Será certamente mais um grande jogo, aconselha-se a todos os amantes do Futsal que se desloquem ao pavilhão para assistir a este espectáculo!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AAFDL 6-4 ISCAL

QUE JOGÃO DE BOLA!


Que grande jogo este, entre duas das grandes equipas deste campeonato!
Começou melhor a equipa do ISCAL, a inaugurar o marcador nos primeiros minutos de jogo, após uma bola nas costas da defensiva da AAFDL, o jogador do ISCAL conseguiu bater Vasco Simões com uma finalização simples.

Reagiu a equipa da AAFDL, que pensava apenas na vitória, e empatou o jogo pouco depois. Duarte Vaz de livre direto bateu o guarda redes do ISCAL com uma boa execução.

O jogo estava intenso, com duas equipas agressivas e com os jogadores de ambas as equipas a serem verdadeiros artistas, apresentando um nivel técnico acima da média, o que tornava o jogo um verdadeiro espectáculo.

E por falar em espectáculo... o que dizer do segundo golo da equipa da AAFDL. Duarte Vaz, num momento de pura inspiração começou a driblar jogadores, com fintas curtas, e com um 360 perfeito (finta à Zidane), e ainda a desviar do guarda redes, para depois finalizar com categoria. Que grande golo do ala da equipa da AAFDL, que fintou praticamente a equipa toda do ISCAL para bisar na partida, fazendo o 2-1 para a turma de Márcio da Quadrada.

O ISCAL apresentou-se com grande qualidade e voltou a empatar, em mais um golaço diga-se. Honrado, a grande estrela da turma do ISCAL foi sozinho contra o mundo desde o seu meio campo, e praticamente em cima da linha lateral fez um golaço, com um remate de bico ao poste mais distante. Grande golo do homem do ISCAL, a demonstrar toda a sua qualidade, ele que seria um verdadeiro quebra-cabeças para a equipa da AAFDL.

O resultado não sofreria mais alterações até ao intervalo, verificando-se assim um empate a 2 bolas.

Todos desejariam que a qualidade do jogo na segunda parte fosse igual à da primeira, no entanto, ficariam surpreendidos, porque ainda superou!

Continuou a qualidade na quadra, bem com a agressividade, e os guarda redes de ambos os lados mantinham as excelentes exibições da primeira parte.

Foi num contra-ataque que a equipa da AAFDL chegaria ao 3-2, Renato Prudêncio recuperou a bola após uma tentativa de cabrito do jogador do ISCAL, lançando-a a Zé Nazaret que trabalhou muito bem sobre um adversário, finalizando depois com grande qualidade. Mais um grande golo no pavilhao estádio universitário.

O ISCAL tentava reagir e a equipa da AAFDL procurava um contra ataque onde pudesse novamente criar perigo. E ele apareceu. Zé Nazaré conduziu a bola, tendo depois colocado na direita para Rodrigo Coutinho que finalizou com frieza, fazendo o 4-2. Está de pé quente o miudo, que mostra que está preparado para dar muito à equipa esta época.

Muitos poderiam pensar que esta diferença de 2 golos arrumaria a questão, no entanto, o ISCAL, e mais particularmente Honrado, fizeram questão de demonstrar o erro que foi pensar assim.

O jogador do ISCAL estava endiabrado, e num espaço de 4 minutos fez 2 golos. O primeiro com uma finalização simples na cara de Vasco. O segundo, com um remate forte. Completava assim o hat trick o jogador do ISCAL e empatava o jogo a 4.

Apesar da desilusão, a equipa da AAFDL não baixou os braços. E foi em mais um bonito golo que voltou a passar para a frente do marcado. Renato Prudêncio assistiu Romeu Lopes, que fez o 5-4 para a AAFDL com uma boa finalização.

Faltava pouco tempo para o final do encontro, no entanto um jogo desta qualidade tem sempre algo mais a dizer.

Duarte Vaz travou um contra ataque perigoso da equipa do ISCAL, vendo o segundo amarelo e respectivo vermelho, ficando assim a equipa da AAFDL reduzida a 4 jogadores (três de campo e um guarda redes). 

Foi neste momento que a equipa do ISCAL arriscou tudo e colocou guarda redes avançado, fazendo um 5 para 3 pouco usual no Futsal.

E quando todos esperavam o golo do empate do ISCAL eis que surge o verdadeiro golpe de teatro da noite. Zé Nazaret recupera a bola e remata com grande precisão para a baliza deserta fazendo o 6-4 final. De salientar que antes deste golo de Zé Nazaret, Vasco Simões foi um verdadeiro heroi, ao evitar por 4 vezes consecutivas o golo da equipa do ISCAL, tendo inclusive de ser muito corajoso, ao ponto de levar com um calcanhar na cara.

Momentos depois do golo de Zé Nazaret o árbitro apitou para o final do encontro, para alegria da equipa da AAFDL que somou uma vitória tão importante como saborosa.

Não há outra forma de terminar que não a de elogiar o espectáculo que estas duas equipas deram na quadra, bem acompanhadas por uma boa equipa de arbitragem. Quem saiu de casa para ver este jogo volta de sorriso nos lábios, quem o viu nem tão cedo o esquecerá.

domingo, 18 de outubro de 2015

BOAVISTA DE LEIRIA 5-6 AAFDL

Amizade, Mistica, Qualidade



A equipa da AAFDL deslocou-se a Leiria bastante limitada de recursos, com um total de 6 jogadores, um deles novato (Pedro Raposo) e dois deles Guarda Redes (o que levou João Serras de Sousa a jogar como ala).
Tendo em conta as circunstâncias, muitos pensariam que este jogo seria um passeio  para a equipa do Boavista de Leiria, mas rapidamente a equipa da AAFDL demonstrou que esta ideia não teria a minima correspondência com a realidade.

A equipa da AAFDL entrou em campo com grande desinibição e tranquilade, demonstrando toda a sua qualidade futsalistica, e foi com naturalidade que chegou ao primeiro golo da partida, por intermédio de Romeu Lopes, a aproveitar um grande passe de Renato Prudêncio.
A equipa leiriense tentava reagir mas sem efeito, nao sendo capaz de incomodar as redes de Daniel Trigo. Tranquilos e pacientes na troca de bola, a AAFDL esperava um momento em que pudesse desiquilibrar, e ele apareceu com um passe de qualidade de Pedro Raposo entre linhas que deixou Romeu na cara do golo, que bisou na partida fazendo o 0-2 a favor da turma da AAFDL.

A toada do jogo não se alterava, com a equipa da AAFDL a tomar conta do jogo e a circular a bola com qualidade, tendo grande percentagem de posse de bola, e defendendo de forma irrepreensivel, com grande entreajuda e solideriedade. 

No final da primeira parte ainda houve tempo para dois golos, um para cada lado. A AAFDL chegaria ao 0-3 através de uma bola parada estudada. Romeu Lopes colocou em Rodrigo Coutinho, que, com uma grande finalização fez o 0-3, grande golo. Depois seria o Boavista de Leiria a reduzir, no último lance da primeira parte, aproveitando uma perda de bola da defensiva Lisboeta fazendo assim o 1-3.

No recomeço do jogo surgiu o momento do jogo que originaria o 1-4. E QUE MOMENTO!! Enquanto a equipa do Boavista de Leiria construía um lance ofensivo, João Serras de Sousa consegue interceptar a bola e Renato Prudêncio faz o impensável, rematando à saída da sua area fazendo um chapéu perfeito ao guarda redes adversário que se encontrava ligeiramente adiantado. Um golo de fazer levantar o pavilhão num chapéu em jeito, pleno de intencionalidade. Um golo tão bom que se torna dificil de descrever e que, mesmo para um jogador da classe de Renato, será dificil de repetir.

Após este momento de inspiração, o Boavista de Leiria conseguiu reagir, reduzindo para 3-4, primeiro num golo resultante de uma bola parada bem trabalhada pela equipa de Leiria, depois num lance em que o pivot leiriense conseguiu receber, rodar e bater Daniel Trigo.

Estava lançado o mote para a recuperação da equipa da casa, no entanto, na saída de bola a AAFDL respondeu com golo. Romeu Lopes recebeu e rematou para o 3-5, completando o hat trick, num lance em que o Guarda Redes da equipa da casa ficou mal na fotografia.

A equipa do Boavista de Leiria não desistiu, e arriscou no 5 para 4, chegando à igualdade a 5 com dois golos muito identicos, aproveitando a inexperiencia de vários jogadores da equipa da AAFDL, que, como já se disse, contou com muitos poucos recursos para esta partida.

Ainda assim, Renato Prudêncio ainda não tinha dito a sua última palavra no jogo, conseguindo recuperar uma bola no meio campo ofensivo e fazer o 5-6 a favor da AAFDL com um remate colocado.

Até ao fim do jogo, a equipa da AAFDL sofreu muito, tendo tido grandes dificuldades a defender o 5 para 4, foi neste momento do jogo que apareceu Daniel Trigo a demonstrar toda a sua qualidade, fazendo 3 ou 4 defesas de grandissimo nível, incluindo uma mancha fantástica quando o pivot do Boavista de Leiria já se preparava para festejar, e a segurar uma vitória justa, da melhor equipa em campo.

Alguns destaques deste jogo:

1) Capitão Dani!- O guarda-redes envergou a braçadeira neste jogo. Um prémio mais do que justo para um simbolo desta equipa! É um orgulho tão grande para Daniel Trigo como para os seus colegas ao verem a braçadeira tão bem entregue.

2) Renato Puskas - Não é demais salientar o golo de Renato. Técnica, precisão, inteligência. Tudo conjugado num golo incrível do fixo da AAFDL.

3) Rodrigo Coutinho, o primeiro- Estreia a marcar para o jovem jogador da AAFDL com esta camisola, um golo de grande qualidade, a premiar uma exibição fantástica. Que seja o primeiro de muitos.

4) Pedro Raposo, novato?- Grande exibição do jogador que se estreou pela equipa da AAFDL. Parecia que jogava com os seus colegas à anos. Muito completo quer a atacar, quer a defender!

5) João Serras de Sousa, o ala - Grande exibição do Guarda Redes da equipa da AAFDL, que se viu forçado a jogar a ala. Critério no passe, desiquilibrio pela finta e grande voluntarismo e solideriedade tendo feito recuperações de bola (muitas!) absolutamente fundamentais,



Não há tempo para tirar os pés da Terra!

AAFDL x ISCAL                 Dia 19/10 19h45
Jogo importantíssimo para a AAFDL, em que só a vitória interessa. A equipa está focada para conseguir somar os 3 pontos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

POLICIA 3-2 AAFDL

Factor casa fez a diferença- Arbitro não aguentou o ambiente.



Num grande jogo de Futsal, a equipa da AAFDL deslocou-se ao pavilhao do actual campeão da zona de Lisboa. A primeira coisa (positiva) a salientar foi o grande ambiente que os adeptos de Policia proporcionaram ao jogo, com canticos constantes de apoio à equipa.

Como já era de prever a equipa da AAFDL não se deixou afetar minimamente pelo ambiente, fazendo o seu jogo e dando a iniciativa de jogo ao adversário, apostando no contra-ataque, e foi deste modo que chegou ao 0-1 com um golo de "Zé" Nazaret após grande assistencia de Duarte Vaz.

A equipa de policia tentava a todo o custo desbloquear a defensiva dos pupilos de Márcio da Quadrada, mas a equipa da AAFDL não se desorganizava. Ainda assim a equipa de policia rematou inumeras vezes (muitas deles antes da linha dos 10 metros) com Vasco Simões (melhor em campo) a demonstrar, mais uma vez, que é um grande guarda-redes e a fazer inúmeras defesas de grau de dificuldade elevadissimo.

Estava tudo a correr bem, num grande espectáculo de futsal, até que, nos 5 minutos finais da primeira parte, o árbitro demonstrou que, lentamente, cedia ao ambiente que se verificava no pavilhao, assinalando grande penalidade a favor de Policia quando a falta cometida por Duarte Vaz foi cometida fora da area. Errar todos erram, isto não seria um problema... Continuando. A equipa de Policia empatou na sequência da grande penalidade. 1-1 no marcador.

Todos esperavam que a equipa da AAFDL se desconcentrasse com um lance destes, no entanto, nao poderiam estar mais enganados. Na resposta a equipa da AAFDL chegou ao 1-2, com golo de Duarte Vaz na cobrança (irrepreensivel) de um livre de 10 metros. O intervalo chegou, sem mais alterações no marcador.

Na segunda parte, a equipa de Policia intensificou a pressão, como seria de esperar, com o monstruoso Vasco a dizer sempre presente e a rubricar uma grande exibição. 

Jogo muito disputado e aguerrido, que só poderia ser prejudicado por uma terceira equipa, claramente não há altura das outras duas. Assim, a meio do segundo tempo o árbitro, alem de nao marcar uma falta a favor da equipa forasteira, decidiu expulsar o treinador Márcio da Quadrada por proferir a seguinte declaração (num tom perfeitamente normal, frise-se) "Sr. Árbitro isto foi um bloqueio clamoroso".

A equipa da AAFDL manteve-se concentrada, até que aconteceu um lance insólito. Provavelmente até inédito no Futsal MUNDIAL(!). O árbitro assinalou uma falta a favor da equipa da AAFDL, com o jogador Zé Nazaret a ficar magoado no chao.. enquanto a equipa da AAFDL esperava que o jogador recuperasse (entretanto levatou-se) o árbitro "contou" os 4 segundos de reposição. Não é por acaso que a palavra "contou" está entre aspas. O arbitro nao fez qualquer contagem com a mão, dizendo que "supostamente" passaram os 4 segundos (sem contagem com a mão esta contagem torna-se completamente arbitrária diga-se) e a equipa de Policia aproveitou para seguir rapidamente a bola e fazer golo. Os jogadores da equipa da AAFDL ficaram incrédulos com a decisao da equipa de arbitragem em validar o golo. 2-2 no marcador.

Logo de seguida, a equipa de Policia fez o 3-2 aproveitando ainda alguma desconcentração da equipa da AAFDL que nao soube gerir o choque emocional da forma incrédula como sofreu o 2-2.


Há 3 coisas a frisar no fim desta crónica:

1) A equipa da AAFDL nada tem contra a equipa de Policia, e parabeniza esta pela vitória e pelo grande jogo que fez, muito menos tem algo contra os adeptos de Policia que criam um ambiente fantástico em que qualquer jogador gostaria de jogar. No entanto, a equipa da AAFDL espera maior competencia dos árbitros que forem apitar a este pavilhão, desejando que os árbitros sejam imunes à pressão e ao ambiente, pois, se isto não acontecer, até se tornaria dificil às melhores equipas do planeta vencer em casa desta equipa (não é dificil verificar a percentagem de vitórias que a equipa de Policia tem no seu terreno, nao querendo com isto tirar mérito à grande equipa que tem Policia, mais uma vez).

2) Esta será a primeira e última vez que se falarão de arbitragens nestas crónicas.

3) Há muito trabalho pela frente por parte da equipa da AAFDL, no entanto a solideriedade e ambiçao desta equipa deixam a certeza que serão sempre um osso dificil de roer e que vão lutar pelos lugares cimeiros da classificação.

Nota final para as estreias de João Dias e António Fernandes, dois jogadores que ainda se estao a adaptar às rotinas da equipa, mas que teem muito para dar a esta equipa.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

1ª Jornada: Dia 12/10, 21 horas POLICIA X AAFDL

1ª Jornada: Dia 12/10, 21 horas

POLICIA X AAFDL


O sorteio ditou que a equipa da AAFDL defrontará a equipa de Policia na primeira jornada da época 2015/2016.
Não se pode dizer que tenha sido um sorteio favorável, uma vez que a equipa de Márcio da Quadrada irá defrontar (fora de casa) nada mais, nada menos que o campeao da zona de Lisboa na última época.
No entanto, o treinador Márcio da Quadrada já afirmou que a sua equipa vai a Alcântara para ganhar e apresentar o seu Futsal desinibido, referindo ainda que a equipa está "tranquila" e preparada para a estreia nesta nova época, revelando também a sua satisfação pela recuperação de Nuno Pássaro, que irá a jogo: "É uma grande noticia para a equipa, o Nuno é o nosso capitão e segunda feira estará preparado para dar o seu contribudo à equipa".


Nota: A crónica deste jogo sairá na segunda feira, assim que terminar o encontro.